segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Quem cria um Blogue fá-lo por gosto!

Quem cria um blogue, põe um pouquinho de si na sua construção. É uma parte de nós, da forma como vemos e organizamos o mundo que se reflecte na forma como vemos e organizamos o nosso cantinho.



São os detalhes, os pormenores (ou a falta deles) que transmitem um pouquinho da nossa essência (mesmo que seja só um pouquinho). As cores que utilizamos, o layout que escolhemos, se colocamos ou não fotografias...


Nestas minhas viagens pela blogosfera tenho encontrado blogues visualmente fantásticos. E temos de tudo, blogues do mais cor-de-rosa que há e mesmo assim muito bem conseguido, blogues minimalistas com uma estética quase nipónica, os artesanais, os pré-construídos a partir de templates (mesmo destes tenho visto uns bem giros...).


Tudo isto desaparece quando se usa um Reader (eu uso o Google Reader, confesso). Os textos aparecem sem todo o contexto de um blogue. Para agravar a situação, para comentar qualquer mensagem depois de a ver num Reader têm que se abrir nova página (no meu caso demora eternidades porque o meu PC anda pelas rua da amargura...), procurar a mensagem e só depois conseguimos comentar. É um apelo à preguiça! E é isso que tem acontecido comigo. Mas vou tentar contrariar. Das coisas mais giras dos blogues é a interacção com outras pessoas, o feedback, a troca de impressões entre quem escreve e que lê. OK, o Reader é super prático, é uma boa forma de compilar os blogues que mais gostamos, pode ser consultado em qualquer PC com acesso à Net... Mas por outro lado perde-se muito da experiência. No meu caso vou procurar encontrar uma solução mista.

1 comentário:

E? disse...

É realmente interessante esta interacção das pessoas nos blogs, e só por isso já vale a pena perder a preguiça e comentar :)
Mas concordo contigo que dava jeito que o Google Reader se adaptasse a isso.