sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Esposas-Donas-De-Casa-Suburbanas

Todos nós, por mais evoluídos que procuremos ser, temos o nosso Q de preconceituoso.
Eu sei, não me fica nada bem admitir e é do mais socialmente incorrecto que pode haver! Mesmo assim tenho uma confissão a fazer: tenho um grande preconceito contra as Esposas-Donas-De-Casa-Suburbanas!

Faz-me impressão como algumas mulheres se deixam encurralar em situações em que se anulam aos bocadinhos, devagarinho perdendo a sua personalidade para assumir o seu papel na Família, aquele que a Sociedade e um Marido castrador definiu que deveria ser! Estas mulheres normalmente são também afectadas pelo Síndrome Avestruz (ou seja, enfiam a cabeça na areia para não terem que ver a realidade!).

Não me entendam mal, não quero com isto dizer que todas as pessoas que escolham dedicar-se a criar uma família e ser dona de casa sejam as ditas Esposas-Donas-De-Casa-Suburbanas. Nada a ver! Conheço muito boa gente, que tendo tomado essa decisão (ficar em casa, investir na família), não se deixa de todo anular! Continuam pro-activas e dinâmicas.

Mas só tenho dificuldade em encaixar as expectativas que alguns homens têm com as suas esposas. Que o trabalho de casa e dos filhos tem que ser (obviamente) trabalho e responsabilidade da esposa (nem se questiona) e o marido nem se deve preocupar muito! E nem deve sequer se queixar muito!


Para mim uma relação (seja namoro, união de facto ou casamento) tem que ser uma parceria entre iguais e ambos têm responsabilidades. É claro que para se conseguir organizar minimamente o dia-a-dia terá que haver tarefas que ficam entregues mais a um ou a outro mas não são obrigações e muito menos requisitos pré-definidos.

 
E tenho dito!


E quem não gostou do que leu que se insurja, que é para isso que servem as caixas de comentários!

1 comentário:

Anónimo disse...

A munha mulher que se ponh a ler este tipo de comentários reacionários... Não me venham com revoluções...