segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Frida Kahlo



Um destes dias revi o filme "Frida", que posso dizer pertencer ao grupo de "Os Filmes da Minha Vida"!
Gosto muito deste filme! Gosto das cores, a fotografia é fantástica, a banda sonora super marcante, quase que se consegue sentir um certo aroma a México. E como todos os bons filmes, despertou a minha curiosidade para a vida e obra da pintora. Desde então sempre que encontro leio tudo sobre ela e vejo todos os documentários. E bem se pode dizer que há pessoas que nasceram para sofrer. Normalmente são estas mesmas pessoas que com mais força e garra se agarram à vida. É precisamente este sentimento que eu vejo e sinto nos quadros dela. São agridoces, chegam a ser brutais (principalmente quando se conhece o seu enquadramento na vida de Frida, que pintava tudo o que vivia e sentia). Têm também um cunho muito forte daquilo que é tradicional, mexicano, que se reflete nas cores, trajes e símbolos por ela utilizados. Isto numa altura de defesa do modernismo, do industrial, da rotura com o passado.
Tudo isto faz de Frida Kahlo umas das pintoras mais suigeneris de todos os tempos e sem dúvida um dos meus artistas prediletos.


1 comentário:

N. Rodrigues disse...

Muito bacan o seu post sobre a Frida! :-) Talvez você vai gostar de encontrá-la no meu blog: www.uterovazio.blogspot.com

;-) Um abraço